Domingo, 25 de Julho de 2010

Novidades Hip Hop Tuga!!!

Entrevista com o rapper XL - MC de Leiria

XL, o Poeta Solitário

Entrevistas...
XL, o Poeta Solitário
MC de Leiria


XL, o Poeta Solitário, é uma das principais figuras do Hip Hop na cidade de Leiria, contando com três registos a solo, um em parceria com o DJ Alpha, e outro como elemento do colectivo Preachers of Poetry (P.O.P), juntamente com os seus primos Preacher e Bit Killa. Anualmente faz ainda parte da organização do festival “4 Vertentes”, principal evento do Hip Hop Leiriense.

H2T – Será que podes partilhar connosco alguma informação sobre o início do movimento em Leiria?

XL - O meu primo Preacher levantou a primeira pedra do Hip Hop em Leiria em 1993, com o seu primeiro grupo chamado Killanders gravou uma faixa chamada “África Minha” para uma colectânea chamada “Nova Independência”. Em 1998, os Central Squad participaram no concurso “Projecto Vida” da Antena 3, com o José Mariño, com um tema chamado “D.R.O.G.A.”. A desagregação dos Central Squad deu origem aos actuais Código Lusitano e AfroSkuad, Steryoo associou-se ao grupo Isópanós e o Bit Killa juntou-se aos Preachers Of Poetry comigo e com o Preacher.

H2T – Nessa altura, num meio mais pequeno, não era muito fácil ter contacto com a Cultura. O que é que te fez despertar para o movimento?

XL - Foi um desafio que um vizinho meu me fez na altura. Comecei a escrever devagarinho e, quando dei por mim, já estava nas entranhas do movimento, agora já não posso voltar atrás (risos).

H2T – Poeta Solitário porquê?

XL - O Poeta Solitário é uma espécie de heterónimo, é aquele cujos poemas são interpretados do avesso, é aquele activista que vai sozinho para a luta sem esperar por ninguém.

H2T -  Para além do teu percurso a solo, fazes parte da formação dos “Preachers of Poetry” juntamente com os teus primos Bit Killa e Preacher. Será que no vosso caso se pode dizer que o MCing está nos genes?

XL - Penso que sim... (risos)

H2T – O teu primeiro trabalho foi um EP com o DJ Alpha, o qual apresentaste em diversos palcos. Recordas algum deles com particular nostalgia?

XL - Recordo os palcos de Pombal, Gaia e Viseu, na tour Hip Hop Stars 2005. Actuar e conviver com os maiores nomes do Hip Hop tuga e francês deu-me a responsabilidade de escrever melhor e de me apresentar o mais profissional possível. Foi algo que me enriqueceu no meu percurso. Tenho pena de ter deixado para trás a minha participação nos dois temas que se fizeram para o “Portugal Em Chamas”, mas eu não estava disponível na altura.

H2T – A tua ligação ao Último Piso foi uma coisa temporária?

XL - O Dréz tinha se mostrado disponível para um projecto comigo, que por motivos pessoais da parte dele não chegou a ver a luz do dia, mas mantemos a amizade e o respeito.

H2T – Recentemente disponibilizaste para compra um pack dos teus últimos dois álbuns: Zona Cêntrico (2010) e Sem Preconceitos (2008). O que te fez tomar essa decisão?

XL - São os meus últimos trabalhos, anexei-os num pack porque sinto que os discos se completam.

H2T - Na faixa “Edição de Rua”, do álbum “Zona Cêntrico” afirmas que “ninguém compra rap interventivo”. Achas que o objectivo primordial do Hip Hop se está a perder?

XL - Haverá sempre o verdadeiro movimento e a outra face que não representa a sério. O objectivo primordial do Hip Hop nunca se vai perder, mas infelizmente também se faz Hip Hop absurdo. Dou mais valor a uma letra desenvolvida, pensada e repensada do que a uma letra fútil, vazia… Infelizmente a maioria das pessoas contentam-se com letras com pouco conteúdo.

H2T – Na introdução de “É Sempre Tarde Demais” declaras que o movimento cresce de dia para dia na tua cidade e no resto da Zona Centro. Quais os nomes do Hip Hop Leiriense que destacas actualmente em cada uma das quatro vertentes?

XL - A nível de MCs: Código Lusitano, AfroSkuad, Preacher, Bit Killa, Friman, Dinin, Cirudja, Dark, MDS, Browils, Mind, Dude, Barros, Xtigas, Happy, Snipez, Garras, LC, Rato, d0b, Dem P, DNT, MIC D, Proz, Rimer, Isópanós, e tens muita coisa em Pombal, Caldas, Coimbra, Aveiro e Marinha Grande, nomes como SBT2, Markez 236, Urbisom, CDR Family, Strata G, Slyser, etc... A nível de DJ e beatmaking, o Kooltuga, DJs Leat, Sasi, Sweat, etc. A nível de breakdance: Visão Perfeita, Popy, Brigada 39, 4Roots, etc. A nível de Graffiti: 2 Clowns, Toups, Corvos... Há muita oferta!

H2T – Fazes parte da organização do festival “4 Vertentes”, principal festival de Hip Hop em Leiria. Em que é que consiste habitualmente esse festival?

XL - Aproximar pessoas da nossa cultura e aproximar pessoas que praticam as 4 Vertentes da Cultura Hip Hop. Este encontro dá a conhecer os artistas da Zona Centro e de outros pontos do país e esclarece as massas sobre qual é a verdadeira mensagem e utilidade do Hip Hop.

H2T – Reparei que na 3ª edição houve algum espaço para o beatbox. Sendo assim, será que não seria mais justo dar ao festival o nome “5 Vertentes”?

XL - Isso é uma pergunta para pioneiros do Hip Hop como Afrika Bambaataa ou KRS-One no Temple Of Hip Hop. Eu sempre ouvi dizer que eram 4 (risos).

H2T -  Já existem planos para uma 4ª edição do festival? Será que podes adiantar alguma data?

XL - Sim, o nosso encontro está online em myspace.com/4vertentes. Este ano será no dia 29 de Julho no Mercado de Sant'Ana em Leiria ás 21h30 e a entrada é livre.

H2T – O que é que achas que falta à Zona Centro para destronar o Algarve, o Minho ou o Alentejo, na corrida pela 3ª posição do campeonato do Hip Hop nacional?

XL – Posso-te dizer que a Zona Centro não quer destronar ninguém porque temos o nosso lugar e as nossas oportunidades, nós fazemos e sempre fizemos parte do Hip Hop nacional. Tenho amigos em todos os pontos do país e nos países da lusofonia (Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Macau, São Tomé e Príncipe e Timor) que também fazem Hip Hop tuga.

Muito obrigado ao H2T por se dedicar ao Hip Hop e por me dar a oportunidade de partilhar a minha história.

t

 

 

Lançamento de CD do projecto Hip Hop de Baton - Projecto apoiado pela Fundação Gulbenkian
Lançamento de CD do projecto “Hip Hop de Baton”

Projecto apoiado pela Fundação Gulbenkian

“Hip Hop de Baton” é um projecto de apoio ao Hip Hop feminino, que se insere nas quatro vertentes do Hip Hop: mcing, djing, graffiti e bgirling.

Introduzido pela Associação Diálogo e Acção e com a cooperação da Fundação Gulbenkian, são várias as actividades a decorrer no âmbito deste projecto, desde mostras de filmes e documentários sobre a importância da mulher e da cultura Hip Hop, a exposições e espectáculos ao vivo ou até palestras públicas sobre temas como a violência contra as mulheres.

No dia 24 de Julho, será lançado o CD do projecto, com apresentação no Anfiteatro da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a partir das 21h. A entrada é gratuita, embora sujeita ao levantamento de bilhetes.

 

 

 

7º Aniversário H2T: Exposição e Jam em Lisboa

 

7º Aniversário H2T: Exposição e Jam em Lisboa - A 31 de Julho no espaço +Skills, Bairro Alto
7º Aniversário H2T: Exposição e Jam em Lisboa

A 31 de Julho no espaço +Skills, Bairro Alto

Estão todos convidados a aparecer no 7º Aniversário H2T – www.h2tuga.net, no dia 31 de Julho (sábado) no espaço +Skills - Bairro Alto, Lisboa. O evento tem início na parte da tarde, entre as 16 e as 21 horas, com entrada gratuita e programação de convívio. Haverá exposição de fotografias e trabalhos, DJing, open mic, B-boying e live painting, num evento que espera a participação de todos. Contamos com a vossa presença!

Morada +Skills: Rua do Teixeira, nº 13, Bairro Alto, Lisboa (Mapa)

O 7º Aniversário H2T decorre no âmbito do projecto +Skills, que acompanha diariamente crianças e jovens do Bairro Alto, promovendo a sua inclusão social, escolar, artística e digital, em busca de uma maior igualdade de oportunidades. Um projecto inserido no Programa Escolhas - www.programaescolhas.pt.

publicado por Rickymcdread às 23:04
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De sentimentos_perdidos a 10 de Agosto de 2010 às 16:53
Es um querido obrigado :)


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

20
21
22
23
24
25

26
27
28
29


.posts recentes

. A morte da cantora Whitne...

. download CD Best Of March...

. download CD Best Of March...

. Um Bom Natal com download...

. Concerto de Lady Gaga em ...

. Downloads - o melhor do R...

. O melhor dos downloads (n...

. As damas do Hip Hop em fo...

. Novidades Hip Hop Tuga!!!

. O melhor do Hip Hop para ...

.arquivos

. Fevereiro 2012

. Março 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

radio Cidade FM...


widgeo

widgeo
Contador de acesso
Contador de acesso

compteurs free counters
(brevemente)

blogs SAPO

.subscrever feeds