Antes de mais hoje deixo um post para fazer ver a certos otários que só dizem as cenas quando é por mensagem porque na minha cara não dizias tu oh bigodes, nick de um frustrado que me deixou comentários no blog, sem primeiro o ter explorado, Eminem é Rap, 50 Cent é rap, Bow Wow é rap, Soulja Boy é rap, Lil Wayne é rap, Usher é rap, tenho pena que tu frustrado como és nunca tenhas saído de território português e que ainda não tenhas percebido que existe mais rappers além dos Tugas, és um triste, vens para os blogs dos outros ofender, quando és um analfabeto que só diz merda, mas frente a frente partia-te a boca toda, nem chegavas a falar, é bom vir para o blog dos outros ofender, quando quem aqui não tem conhecimento do que é Rap ou Hip Hop és tu, enquanto eu sou um dread e sei o que é o rap ou o hip hip, tu és um frustrado que nem escrever sabe. Um conselho, vai para a escola aprender a lêr e a escrever, é o melhor que fazes, Ya?
Depois deste à parte e para mostrar a este otário o que é verdadeiro rap Tuga aqui vai...
Sam The Kid...
SAM THE KID - Poetas de Karaoke (Music Video - 2006)
Sam The Kid - Abstenção
Sam The Kid - Negociantes
Sam The Kid
Entrevista: Sam The Kid
6 de maio de 2008
A 5 de Maio, Sam the Kid subiu ao palco do Queimodromo, onde deu a conhecer o seu hip hop ao público portuense. A noite de segunda feira da Queima das Fitas do Porto abriu com muita animação e com muito ritmo ao som do rapper português e dos "poetas do karaoke".
Para que não percas nada do terceiro dia (5 de Maio) da Queima das Fitas do Porto, não deixes de visitar o "Especial Queima 2008" preparado pela JPR, onde poderás encontrar as entrevistas às bandas, fotos dos concertos e do Queimódromo, o balanço dos protagonistas, e todos os sons que vibram na grande festa da Academia do Porto.
6 Mar: Entrevista com Sam The Kid
Download do programa : nos arquivos ... Entre(tanto), o primeiro álbum de Sam The Kid saiu em 1999. Seguiram-lhe Sobre(tudo) e o popular Beats Vol 1: Amor, ambos editados em 2002. A partir daí, todo o país começou a ouvir falar de Sam The kid. Em 2006, seu mais recente trabalho Pratica(mente) confirmou o talento do MC. O álbum é disco de ouro. Acaba de ser lançada uma edição especial do mesmo disco com vários inéditos. É sem dúvida um elemento incontornável na história contemporânea da música portuguesa.
No dia 5 de Abril, Sam The Kid estará em Hartford, Connecticut (EUA) num festival de música Hip Hop (http://trinityhiphop.org/). Vamos dar uma volta por lá?
Sam the Kid, nome artístico de Samuel Martins Torres Santiago Mira, (Marvila (Lisboa), 17 de Julho de 1979) é um músico português.
Se 2001 se revelou um ano decisivo para o crescimento do hiphop nacional, Sam the Kid foi um dos principais responsáveis pela proeza, a par de nomes como Mind da Gap, Bullet, Chullage, Micro e Valete, entre outros. O primeiro álbum, Entre(tanto) estava disponível desde 1999, mas só em 2001, e em grande parte devido ao disco instrumental Beats Vol 1: Amor, o nome Sam the Kid começou a marcar pontos fora de casa, que é como quem diz, no circuito de fiéis seguidores do universo hiphop.
Construído a partir da história de amor vivida pelos pais de Samuel Mira, Beats Vol 1: Amor convenceu tudo e todos sem grandes dificuldades, tendo sido considerado por muitos entendidos na matéria como um dos melhores álbuns do ano da colheita nacional. Gravado em casa, com recurso a um vasto arquivo de samples recolhidos em discos, vídeos pornográficos, telenovelas e chamadas telefónicas, privadas ou não, Sam the Kid transpôs a barreira que até então o limitara ao subúrbio do hiphop, desbravando caminho até ouvidos atentos à música, mas até então desatentos ao trabalho de Samuel.
Quando viu chegar a oportunidade de gravar o álbum de estreia, já Sam the Kid tinha em carteira uma série de gravações, feitas em casa, em formato cassete, mini-disc, CD, e até com recurso à câmara de vídeo.
Foi depois de ter ouvido 93 Til Infinity (1993) dos Souls of Mischief, que Sam começou a desenhar o seu futuro na música a lápis mais carregado. A rádio foi o primeiro veículo encontrado pelo músico para a divulgação do trabalho que já tinha em avanço, sobretudo através do programa "Repto". Anos mais tarde, em 2001, depois de várias provas de talento dadas e de dois discos editados, Entre(tanto) e Sobre(tudo), a então recém-criada Loop:Recordings, de Rui Miguel Abreu, propunha um contrato discográfico a Sam the Kid. A primeira aposta no artista foi Beats Vol 1: Amor. O álbum, Pratica(mente), teve o seu lançamento em Dezembro de 2006. No tema "poetas de karaoke" critica os artistas que cantam em inglês, embora seja também uma crítica aos próprios rappers e ao seu estilo americanizado. Com este tema Sam afirma não apenas a sua identidade como músico, mas sobretudo a liberdade de experimentar e reinventar a língua portuguesa no chamado "hip hop tuga". Em 2008, lança uma reediçao de Pratica(mente), com canções inéditas e convidados como Valete, Regula, Beto ou Shaulin.
01. Beleza
02. O Keu Kero
03. Sedução
04. Vem
05. Eternamente Hoje
06. Alma Gémea
07. A Fundação
08. Fogo Sem Chama
09. Lances
10. A Manhã Seguinte
11. Até Um Dia
12. Arrependimento
13. Memórias
14. Quando A Saudade Aperta
15. Eu E Tu
16. Recaída
17. O Amor Não Tem Fim
1.PRATICA(MENTE)
2.A PARTIR DE AGORA
3. JUVENTUDE (É MENTALIDADE)
4. POETAS DE KARAOKE
5. À PROCURA DA PERFEITA REPETIÇÃO
6. ABSTENÇÃO
7. NEGOCIANTES
8. RETROSPECTIVA DE UM AMOR PROFUNDO
9. PRESTA ATENÇÃO
10. PUS-ME A PENSAR
11. IGNORÂNCIA
12. 16/12/95
13. DE REPENTE
14. SLIDES (RETRATOS DA CIDADE BRANCA)
15. SLIDES (REFERÊNCIAS)
16. TEMPO
17. HEREDITÁRIO
Local de Nascimento:Arrentela, Seixal
Nome Verdadeiro:Nuno Santos
País de Origem:Portugal
Chama-se Nuno Santos, mas é conhecido no hip-hop português como Chullage. Este MC vem da Arrentela (Seixal) e tem dado provas do seu talento, sobretudo na arte do improviso, com o objectivo declarado de despertar consciências com as suas rimas. Chullage começou a ouvir música por influência do pai, também ele músico. Aos 15 anos, escreveu as primeiras letras, por identificar-se com o estilo que vinha dos EUA. Desde então, a luta de classes e a desigualdade racial tornaram-se temas sempre presentes no seu trabalho. Aliás, este filho de pais cabo-verdianos, nascido em Portugal, considera-se africano e é pelos africanos que luta com a sua música.
Depois de ter dado voz a várias mixtapes de produção e de ter subido a muitos palcos, Chullage edita em 2001 o seu álbum de estreia, "RAPresálias... Sangue, Suor e Lágrimas", no qual as rimas são acompanhadas pelos beats de produtores nacionais como DJ Cruzfader , Sam the Kid , Sas ou DJ Kronik.
"À-Pala de Quem Não Come" ou "A Igualdade é uma Ilusão" são alguns dos temas deste álbum que documentam a vida nas ruas e que alertam para a luta do MC pela igualdade.
Chullage lançou em 2004 o álbum intitulado "RAPensar", que posto aqui hoje para download a sua reedição. Bom album de uma forma geral. Saquem a cena e curtam rela Rap Tuga...
Inclui estes dois videos: Vídeo 1: National Guettographik Vídeo 2:Ignorância XL
ATT: Devem baixar as 3 partes e só depois extrairem, pois uma depende da outra.
Após baixarem as 3, mandem extrair pela parte 1, que ela criará uma pasta com os CDs 1 e 2, mais os vídeoclipes...
Download: Parte 1:
Download: Parte 2:
Download Parte 3:
Deixo aqui para quem quizer apenas assistir aos vídeoclipes, e também uma pequena reportagem dele, falando sobre o álbum RAPensar...
No próximo post irei continuar com o melhor do Hip Hop e do Rap Tuga com Valete. Só mais um recado a esse individuo que deixou hoje os comentérios tristes ao blog, já dei muito destaque a rappers anónimos e não só do Hip Hop Tuga, assim como Halloween, mas gente trite é mesmo assim!!!
Não se esqueçam de agradecer toda a discografia de Sam The Kid para download!!!